Oficina de Direito e Cidadania

A oficina de Direito e Cidadania nasceu no ano de 2012, idealizada pelo Juiz André Carias de Araujo, com a finalidade de transmitir aos jovens do Projeto Ser Social, por intermédio de palestras e uso de materiais como cartilhas, revistas, jornais e vídeos, conhecimentos relacionados à cidadania, direitos e deveres do cidadão.

Nas palestras são abordados temas relevantes à formação pessoal e social dos participantes, extraídos da Constituição Federal, legislação nacional e demais áreas humanas. O conteúdo focaliza informações úteis à vida em sociedade dos jovens, de forma a conscientizá-los acerca de seus direitos e orientá-los sobre a forma de sua efetivação – inclusive por meio de técnicas alternativas de resolução de conflitos, como a mediação, conciliação e justiça restaurativa –, bem como sobre os correspondentes deveres na esfera público-privada.

Com o tempo, o trabalho foi expandido com a finalidade de estabelecer um diálogo com os pais das crianças e adolescentes do Projeto e conscientizá-los acerca da importância da família na estruturação da sociedade e na formação dos jovens como cidadãos.

Em complementação às palestras, foi formada uma biblioteca para os alunos com acervo de livros, jornais e revistas. No início das palestras sempre é abordado algum livro ou matéria jornalística com o intuito de estimular o hábito da leitura e a formação de uma consciência cidadã.

* Esta oficina teve suas atividades encerradas no final de 2017

flecha Confira algumas fotos da Oficina de Direito e Cidadania

flecha Veja as últimas notícias sobre a Oficina de Direito e Cidadania