Artigo: a criança e a importância da atividade física

futebol-1O Projeto Ser Social desenvolve para crianças e adolescentes uma série de atividades esportivas e culturais, abrangendo aulas de futebol, caratê e artes, bem como orientações sobre direitos, deveres e cidadania.

Dentro das atividades, o esporte é uma das ferramentas utilizadas como instrumento na formação de cidadãos, através do qual os jovens passam a ter consciência acerca de valores como trabalho em equipe, disciplina, respeito e companheirismo.

Assim publicamos a seguir artigo do site Educar para Crescer, sobre a importânica da atividade física para as crianças:

 

A criança e a importância da atividade física

Todas as pessoas necessitam de atividades físicas para o seu desenvolvimento, tanto no aspecto biológico quanto para o conhecimento do corpo, para criar habilidades de controle e coordenação, equilíbrio e harmonia, força e agilidade, em diferentes atividades.

A atividade física deve ser assegurada e promovida durante toda a vida das pessoas, criando, assim, um estilo de vida ativo, assegurando saúde, disciplina e lazer.

As atividades físicas individuais ou coletivas, culturais ou de lazer, contribuem para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano, trazendo melhorias na qualidade de vida.

As crianças precisam ser estimuladas para se movimentarem e motivadas a gostar das atividades físicas, possibilitando que estas se tornem parte integrante do seu cotidiano e cabe também aos pais incentivarem e participarem junto com os filhos destas atividades.

Entre os benefícios do exercício físico estão:

  • Conhecer e dominar o próprio corpo.
  • Auxiliar no desenvolvimento da inteligência ou cognitivo.
  • Estimular as relações com as outras pessoas.
  • Desenvolver competências como comportamentos saudáveis, atitudes e valores.
  • Incorporar hábitos saudáveis como o esporte e atividades de lazer.
  • Ajudar no desenvolvimento da autonomia e na formação do caráter.
  • Elevar a autoestima.

 

As atividades físicas, como expressão do lazer e do esporte, devem envolver o próprio viver, especialmente às crianças e aos adolescentes, pois contribuem na formação e expressão de vida.

 

 

fonte: educarparacrescer.abril.com.br