A cultura da paz e a expressão Hip Hop

Mural Graffiti 5
Ao longo deste ano, as profissionais de Psicologia e Artes Visuais trouxeram reflexões, expressões, construções artísticas, conhecimento e diversão para as crianças e adolescentes do SerSocial por meio do Projeto Hip Hop. A intenção foi gerar nos alunos tanto reflexões internas de autoimagem, autoestima, questões e conflitos individuais, quanto reflexões externas, como as relações interpessoais, família, cultura e sociedade. As expressões foram intermediadas pelas ferramentas das Artes Visuais e da Psicologia, em conjunto com as ferramentas da cultura do Hip Hop oferece, sendo estas o Graffiti, as Danças Urbanas e o Rap.

As atividades foram iniciadas nas aulas de Artes Visuais, onde os alunos puderam trabalhar criando suas autoimagens e silhuetas do próprio corpo e puderam conhecer as leituras de imagens de autorretratos de vários artistas na história da arte, desde o Renascimento até a Arte Contemporânea, tendo como resultado a exposição das criações que realizaram.

Para as oficinas de Hip Hop tivemos como convidados especialistas em cada modalidade da cultura para ensinar e compartilhar sua arte com os alunos. A primeira convidada foi Monique Viana, professora de Danças Urbanas. Ela contou um pouco de sua vivência com a dança, trocou experiências com os alunos e em seguida, ensinou alguns passinhos de dança. Foi muito divertido e toda a equipe do projeto participou, mostrando seus talentos.

Já na oficina de Graffiti os alunos puderam fazer um mural do nome do Projeto com auxílio do professor Rudimar de Lara Catira, nosso convidado especial e especialista nesta expressão artística.

Na oficina de RAP também tivemos o Renan Brandão como convidado, especialista em Rap, Poesias e Rimas, nesta oficina foi ensinado aos alunos a técnica de utilização de palavras para criar rimas e cada aluno pôde elaborar suas rimas e letras de Rap com conteúdo próprio, expressando suas vivências, sentimentos, aspirações, angústias e reflexões individuais e sociais.

Com estas construções artísticas o Projeto ganhou uma nova perspectiva, que pensa, expressa e reflete a as diferentes personalidades e identidades das nossas crianças e adolescentes.

Confira fotos do Projeto de Hip Hop no Ser Social ao longo de 2019: