Psicologia realiza ações voltadas para o desenvolvimento psicossocial das crianças e adolescentes

Desde o mês de fevereiro o Projeto Ser Social conta com atendimento psicológico para as crianças e os adolescentes atendidos, bem como seus familiares. Dentre as ações da Psicologia destacam-se os momentos das atividades em grupos, que envolvem palestras, dinâmicas, vídeos educativos, filmes, brincadeiras, atividades lúdicas, entre outros. Estes momentos acontecem na última quinta-feira de cada mês, sempre abordando temas relacionados ao cotidiano de crianças e adolescentes, como uma ferramenta de contribuição para desenvolvimento psicossocial.

Em um destes momentos, que aconteceu em abril, as atividades propostas envolveram assuntos como Educação, Cooperação e Respeito, abrindo um grande debate sobre a convivência com outras pessoas e suas particularidades, nos mais diversos espaços. Assim, a roda de conversa deu espaço para a discussão sobre os riscos do uso irresponsável da internet e redes sociais, destacando o “Jogo Baleia Azul”, um dos assuntos mais comentados do momento no mundo todo, bem como um risco eminente na vida de muitos jovens.

No mês de maio, o trabalho desenvolvido teve como tema a prevenção do Bullying, Cyberbullying e Prevenção ao Suicídio na Adolescência, como contribuição na valorização da vida, trazendo novamente a questão do respeito diante das diferenças. Além de abranger estes temas buscou-se resgatar o verdadeiro sentido de “Ser Criança”, sobre a importância de viver cada momento, respeitando cada etapa de seu desenvolvimento físico e psicológico.

Esperamos que com o respaldo da psicologia, as crianças e adolescentes consigam estabelecer metas e objetivos para seu crescimento pessoal, emocional e profissional e assim superar suas limitações e vulnerabilidades.

Psicóloga Institucional: Ilizabete Cardoso Correa
Psicóloga Voluntária: Maria da Conceição Oliveira Silva