Professor Felipe Frank fala sobre a oficina ‘Inglês Cidadão’ ministrada no Ser Social

Desde outubro do ano passado as crianças e os adolescentes atendidos pelo Projeto Ser Social estão tendo a oportunidade de aprender um novo idioma na oficina“Inglês Cidadão: aprendendo direitos humanos em uma nova língua”. A oficina é desenvolvida pelo Professor Felipe Frank, que se dispôs a ministrar as aulas como voluntário. Além de dar aulas de inglês ele é advogado e professor do curso de direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em entrevista, o Professor Felipe avalia o resultado da oficina nestes primeiros meses.

Qual sua percepção em relação ao Projeto Ser Social?

O Projeto Ser Social é algo simplesmente fantástico! Ele apresenta uma possibilidade de (trans)formação real na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social. Crianças que antes talvez não tivessem condições desenvolver suas potencialidades podem, a partir do Ser Social, ter aulas de música, artes, inglês e esportes, além de se desenvolverem como cidadãos que um dia poderão transformar a realidade de outras crianças.

Qual foi sua motivação para se voluntariar e trabalhar com as Crianças e Adolescentes inseridas no Projeto Ser Social, tendo em vista a situação socioeconômica, que as colocam em vulnerabilidade ou risco social e pessoal?

Eu queria ajudar a transformar o mundo, mas não sabia por onde. Como sou um advogado e um professor universitário completamente apaixonado pelo direito e pelo ensino, cheguei à conclusão de que a melhor forma de eu contribuir para a sociedade brasileira tudo o que dela recebi seria dando aulas. Então, decidi que eu daria a essas crianças aquilo que eu não tive quando tinha a idade delas: uma formação linguística em inglês. E mais, inspirado no trabalho desenvolvido pelo Dr. André Carias Araújo junto ao Ser Social, aliei o ensino do inglês a uma formação cívica e de direitos humanos, tudo de forma bastante leve e didática.

Como você avalia o interesse das Crianças e Adolescentes pela Oficina? O feedback foi positivo?

As crianças amaram a oficina! Acho que em especial as brincadeiras! No final do ano de 2016 recebi dos alunos várias cartas, todas com termos em inglês, e vários desenhos. Os alunos também se organizaram para cantar a música Imagine, do John Lennon, para mim. Simplesmente não há reconhecimento maior do que esse! Foi impossível não se emocionar com tudo isso…

O que as Crianças e Adolescentes do Projeto podem esperar para 2017?

O que posso dizer é que aprendi muito com meus alunos, sobre a vida, sobre a função do direito, sobre dar aula… e isso me inspirou MUITO para 2017!!! A prova maior disso foi que absorvi a lição que recebi deles em 2016, quando cantaram Imagine para mim. Em 2017, vou aliar o ensino do inglês e a formação cívica e de direitos humanos a músicas como essa, que têm mensagens muito para nós, cidadãos do mundo. Além disso, em 2017, terei a honra de dividir a oficina “Inglês Cidadão” com o Dr. André Carias Araújo, de quem recebi o convite para unirmos esforços no Ser Social. Certamente será um aprendizado maior ainda para mim e para as crianças!