Ser Social participa de curso para treinadores oferecido pelo Atlético Paranaense

Foto: Fabio Wosniak/Site Oficial

Foto: Fabio Wosniak/Site Oficial do CAP

Neste mês de novembro, 19 professores de projetos sociais do Estado do Paraná participaram de um curso ministrado por um profissional da Federação Alemã de Futebol. O professor de Educação Física Francisco Carvalho, responsável pela Oficina de Futebol do Projeto Ser Social, participou do curso.

As atividades aconteceram no Projeto Social Escola Furacão de Pinhais e, no último dia, no CAT Alfredo Gottardi, em uma parceria do Atlético Paranaense com a GiZ [Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável] e a DFB [Federação Alemã de Futebol].

O foco do curso foi a apresentação e o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho do futebol, que promove o equilíbrio entre ensinamentos sociais e técnicos. O objetivo é utilizar o esporte como ferramenta para desenvolvimento social, prezando valores sociais, cultura de paz, companheirismo, respeito ao próximo e igualdade de gênero.

O profissional Sasha Bauer ministrou o curso. Ele é especialista em Projetos Internacionais da Federação Alemã de Futebol. Bauer também já atuou como técnico da Seleção Sub-17 de Moçambique e coordenou atividades para 200 jovens no Recife (PE), durante a Copa do Mundo de 2014.

“É essencial, antes de olhar para atleta ou futebolista, olhar para a pessoa. Independentemente se será um jogador profissional ou não, temos que nos preocupar com a educação e o desenvolvimento da personalidade e suas habilidades sociais”, destacou Sasha Bauer.

Para ele, todos os professores dos projetos estiveram motivados durante as aulas e levarão um grande aprendizado aos alunos. “Espero que levem novos conhecimentos para o trabalho no dia a dia. Eles conseguirão transformar vidas de forma boa e influenciar crianças e jovens para ter uma vida melhor, no futebol ou em outras áreas da vida”, completou.

* Com informações do site do Clube Atlético Paranaense